A importância do sono

     O sono é o nome dado ao repouso que temos em uma média de sete ou oito horas, e geralmente em intervalos diários, no qual a consciência e a volição estão em inatividade parcial ou completa.
     Quando há muito cansaço mental, as concentrações de cortisona diminuem e das de melatonina aumentam, e essa alteração provoca a vontade de dormir. O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília.
     É durante o sono que o nosso organismo realiza importantes funções que afetam diretamente a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação dos hormônios (como insulina, melatonina, adrenalina, TSH, noradrenalina e GH, conhecido como o hormônio do crescimento, mas que também é responsável pela renovação da pele, ossos e músculos), consolidação da memória, renovação das células e neutralização dos radicais livres. Além disso, o sono ajuda a aliviar o estresse e manter o metabolismo no ritmo certo.
     Estima-se que passamos ao menos um terço de nossas vidas dormindo. O sono é essencial não apenas para termos energia para nos manter acordados no dia seguinte, mas sim para a manutenção da nossa saúde, melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade. A capacidade física e mental para a realização das tarefas do cotidiano está diretamente relacionada a uma boa noite de sono.

falta de sono

efeito de um grande período sem dormir é semelhante a uma leve embriaguez, já que a coordenação motora fica comprometida e a capacidade de raciocínio também é prejudicada.
     Em estudo feito na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, onze pessoas entre 18 e 27 anos não dormiram mais do que quatro horas durante seis dias.
     No final da experiência, observou-se que o organismo daquelas pessoas passou a funcionar como o de uma pessoa de 60 anos e o nível de insulina no sangue era semelhante ao dos portadores de diabetes.

Fonte:
ABC da Saúde – http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047
Brasil Escola – http://www.brasilescola.com/saude/importancia-sono.htm
Nestle – http://www.nestle.com.br/operacaobiquini/post/2012/04/17/A-importancia-do-sono.aspx
G1 Globo – http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html
Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono

The importance of sleep.

     Sleep is the name given to the resting state that lasts, on average, seven to eight hours daily, in which desire and consciousness are in partial or in complete inactivity.
     When we feel mentally exhausted concentration of cortisone decreases and melatonin increases; causing sleepiness. The sleep state is characterized by a typical pattern of brainwaves, essentially different from the wakefulness.
     It is during sleep that our body performs important functions that directly affect our health, such as rejuvenation of the immune system, secretion and release of hormones (such as insulin, melatonin, epinephrine, TSH, and GH, known as growth hormone, but is also responsible for renewing the skin, bones and muscles), memory consolidation, renewal of cells and neutralization of free radical . In addition, sleep helps relieve stress and keeps your metabolism at the right pace.
     It is estimated that we spend at least a third of our lives sleeping. Sleep is essential not only to have energy to keep us awake the next day, but to preserve our health, improve quality of life and increase longevity. The physical and mental ability to perform the daily tasks is directly related to a good night’s sleep.

Lack of sleep

     The effect of a long period without sleep is similar to a mild drunkenness, as coordination is compromised and interpretation ability is also impaired.
     In a study done at the University of Chicago in the United States, eleven people between 18 and 27 years didn’t sleep for more than four hours for six days. At the end of the experiment, it was observed that the body of those people began to function like a 60 years old person and the blood insulin level was similar to that of patients with diabetes.

 

Fonte:
ABC da Saúde – http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047
Brasil Escola – http://www.brasilescola.com/saude/importancia-sono.htm
Nestle – http://www.nestle.com.br/operacaobiquini/post/2012/04/17/A-importancia-do-sono.aspx
G1 Globo – http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html
Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono

A importância do sono

     O sono é o nome dado ao repouso que temos em uma média de sete ou oito horas, e geralmente em intervalos diários, no qual a consciência e a volição estão em inatividade parcial ou completa.
     Quando há muito cansaço mental, as concentrações de cortisona diminuem e das de melatonina aumentam, e essa alteração provoca a vontade de dormir. O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília.
     É durante o sono que o nosso organismo realiza importantes funções que afetam diretamente a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação dos hormônios (como insulina, melatonina, adrenalina, TSH, noradrenalina e GH, conhecido como o hormônio do crescimento, mas que também é responsável pela renovação da pele, ossos e músculos), consolidação da memória, renovação das células e neutralização dos radicais livres. Além disso, o sono ajuda a aliviar o estresse e manter o metabolismo no ritmo certo.
     Estima-se que passamos ao menos um terço de nossas vidas dormindo. O sono é essencial não apenas para termos energia para nos manter acordados no dia seguinte, mas sim para a manutenção da nossa saúde, melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade. A capacidade física e mental para a realização das tarefas do cotidiano está diretamente relacionada a uma boa noite de sono.

falta de sono

efeito de um grande período sem dormir é semelhante a uma leve embriaguez, já que a coordenação motora fica comprometida e a capacidade de raciocínio também é prejudicada.
     Em estudo feito na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, onze pessoas entre 18 e 27 anos não dormiram mais do que quatro horas durante seis dias.
     No final da experiência, observou-se que o organismo daquelas pessoas passou a funcionar como o de uma pessoa de 60 anos e o nível de insulina no sangue era semelhante ao dos portadores de diabetes.

Fonte:
ABC da Saúde – http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047
Brasil Escola – http://www.brasilescola.com/saude/importancia-sono.htm
Nestle – http://www.nestle.com.br/operacaobiquini/post/2012/04/17/A-importancia-do-sono.aspx
G1 Globo – http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html
Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono

The importance of sleep.

     Sleep is the name given to the resting state that lasts, on average, seven to eight hours daily, in which desire and consciousness are in partial or in complete inactivity.
     When we feel mentally exhausted concentration of cortisone decreases and melatonin increases; causing sleepiness. The sleep state is characterized by a typical pattern of brainwaves, essentially different from the wakefulness.
     It is during sleep that our body performs important functions that directly affect our health, such as rejuvenation of the immune system, secretion and release of hormones (such as insulin, melatonin, epinephrine, TSH, and GH, known as growth hormone, but is also responsible for renewing the skin, bones and muscles), memory consolidation, renewal of cells and neutralization of free radical . In addition, sleep helps relieve stress and keeps your metabolism at the right pace.
     It is estimated that we spend at least a third of our lives sleeping. Sleep is essential not only to have energy to keep us awake the next day, but to preserve our health, improve quality of life and increase longevity. The physical and mental ability to perform the daily tasks is directly related to a good night’s sleep.

Lack of sleep

     The effect of a long period without sleep is similar to a mild drunkenness, as coordination is compromised and interpretation ability is also impaired.
     In a study done at the University of Chicago in the United States, eleven people between 18 and 27 years didn’t sleep for more than four hours for six days. At the end of the experiment, it was observed that the body of those people began to function like a 60 years old person and the blood insulin level was similar to that of patients with diabetes.

 

Fonte:
ABC da Saúde – http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047
Brasil Escola – http://www.brasilescola.com/saude/importancia-sono.htm
Nestle – http://www.nestle.com.br/operacaobiquini/post/2012/04/17/A-importancia-do-sono.aspx
G1 Globo – http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html
Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono