O que você perde por não saber falar inglês
Você já se deu conta do que você perde por não falar inglês?
Muitas oportunidades são deixadas de lado por conta da barreira do idioma. Por exemplo, caso haja a oportunidade de viajar sozinho, provavelmente você não se sentiria seguro em ir, afinal como se viraria sem dominar o idioma? Por mais que as pessoas auxiliem, tudo se torna mais difícil, acaba-se perdendo tempo ao tentar comunicar o que você deseja.
Você pode passar por situações embaraçosas, caso instruções e regras do local que você está visitando sejam passadas apenas em inglês, como acontece na maioria dos casos. O mesmo ocorre quando você for comprar algum produto ou serviço no país que está visitando.
Em oportunidades de trabalho, não é diferente. Você pode perder vagas determinantes para sua vida por não saber o idioma que é exigido para o cargo. A grande maioria das vagas exige inglês avançado, por vezes fluente. Mais um bom motivo para investir no aprendizado da língua.
Na área tecnológica, por exemplo, o inglês é a língua que impera e que precisa ser dominada pelo profissional que trabalha com ela.
O inglês é exigido por inúmeros motivos. Pode ser pela empresa por fazer negociações com pessoas de fora, ter filiais em outros países, ter fornecedores em outros países, usar materiais produzidos na língua inglesa, entre diversas outras questões.
O que você perde por não falar inglês, além de oportunidades de viagem e de emprego? Conhecimento. Não é incomum que determinadas informações, artigos, documentos importantes não estejam disponíveis em outras línguas a não ser no inglês. Não dominando o idioma haverá uma barreira entre você e o conhecimento.
Com esforço e dedicação você não mais se privará de diversas oportunidades que surjam em sua vida. O inglês não é um idioma difícil, aliás, possui uma gramática muito mais fácil que o português. É preciso aprender as regras, as exceções, treinar o vocabulário, ler e falar muito.
Depois que você já domina o idioma minimamente, foque em treinar diálogos com pessoas que também tenham a mesma intenção que você. Dessa maneira se aprende em conjunto, onde um pode auxiliar o outro.